sábado, 1 de setembro de 2012

Sarah Menezes faz história.

 Quando saiu do Brasil rumo a Londres, a pequena Sarah Menezes carregava expectativas desproporcionais para seu tamanho. Lutadora mais leve da seleção de judô, a peso-ligeiro, de apenas 1,52m e 48kg, era a grande esperança de primeira final olímpica do Brasil entre mulheres na história da modalidade. A piauiense, porém, foi além: com a vitória sobre a romena Alina Dumitru, campeã dos Jogos de Pequim 2008, Sarah entrou para a história como a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha de ouro no judô nas Olimpíadas. A grandeza da conquista pode ser medida também na comparação com outras modalidades. Até este sábado, só uma mulher brasileira havia conseguido o ouro em prova individual na história das Olimpíadas: Maurren Maggi, no salto em distância, em Pequim 2008.

A luta começou com muito estudo. As duas mediam a distância na briga por pegada. Sarah foi a primeira a tentar uma entrada, bem defendida por Dumitru, que aparentava sentir o braço direito. A romena começou a girar mais para tentar evitar que a brasileira a atacasse. Com pouco menos de quatro minutos restando, Sarah quase conseguiu uma queda. Dumitru defendeu, mas a brasileira atacou no solo, chegando perto de encaixar uma chave de braço. Uma vez que percebeu que o caminho era por ali, a piauiense atacou novamente o braço, e conseguiu um shido (advertência) contra a romena.

Ciente de que poderia perder a luta com nova advertência, Dumitru passou a ser mais incisiva e foi com tudo para um golpe de quadril, que quase entrou. A romena assustou com uma técnica de pé, mas Sarah contragolpeou e conseguiu um yuko, abrindo 1 a 0 de vantagem. Os últimos 18s pareciam que seriam de tensão, mas Sarah atacou e conseguiu um wazari para assegurar o ouro. Ela ainda foi para o estrangulamento antes de o cronômetro zerar. Um wazari e um yuko a zero para Sarah Menezes, primeira judoca campeã olímpica do Brasil.

Ouro carregado de significados especiais

O ouro de Sarah foi carregado de significados diversos. Foi o primeiro ouro do Brasil em Londres 2012, logo no primeiro dia oficial de disputas; o primeiro ouro do judô em 20 anos, desde que Rogério Sampaio, atleta peso-meio-leve, foi campeão olímpico em Barcelona 1992; e a 16ª medalha do judô em Olimpíadas, tornando a modalidade, provisoriamente, na mais vencedora entre todas as do Brasil na história dos Jogos, superando a vela, que acumula 15 medalhas.

Não foi uma surpresa e sim o resultado de um processo de crescimento em público. Aos 18 anos, Sarah Menezes foi campeã mundial júnior, em Amsterdã, na Holanda, e se tornou automaticamente a grande esperança da modalidade. Naquele mesmo ano, estreou em Olimpíadas, em Pequim 2008, e caiu logo na primeira luta. Em 2009, conquistou o bicampeonato júnior, foi eleita Atleta do Ano pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e iniciou sua escalada entre os adultos. Em 2010, foi medalha de bronze no Mundial de Tóquio; dois anos depois, chegou à prata no Mundial de Paris. Durante os quatro anos do ciclo olímpico, colecionou ouros em etapas de Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo, sem jamais deixar os treinamentos em Teresina, no Piauí, sua casa, onde é ídolo para milhares de crianças e é tema até de forró.

Em Londres, a adversária mais temida era a japonesa Tomoko Fukumi, primeira colocada do ranking mundial, a qual jamais havia derrotado em quatro combates. A algoz, todavia, caiu pelo caminho para a romena Alina Dumitru. Campeã em Pequim 2008, Dumitru merecia respeito, mas era um confronto mais favorável: de cinco duelos entre as duas, Sarah havia vencido três, justamente os três mais recentes. A superioridade da piauiense ficou clara no tatame de Londres.

Confira como ficou o pódio na categoria ligeiro feminino (até 48kg):

1ª: Sarah Menezes (BRA)

2ª: Alina Dumitru (ROM)

3ª: Charline Van Snick (BEL)

3ª: Eva Csernoviczki (HUN)



Campeonato Brasileiro sub-23 - Cuiabá -MT

Semifinal Feminina
                                                                                                            

     Foi realizado na cidade de Cuiabá – MT o Campeonato Brasileiro Sub 23 de Judô que valeu como uma das seletivas do Projeto Olímpico 2016 – Rio. Participaram do evento 22 Estados Brasileiros e nomes já consagrados na modalidade marcaram presença, dentre eles atletas de São Paulo, Rio, Oi-Sogipa (RS), Minas Tênis Clube (MG), entre outros, destaque para Vitor Penalber (RJ) que é uma das promessas para ocupar a categoria até 81 quilos na Seleção Brasileira de Judô.  Nossa cidade esteve participando do referido evento através da arbitragem, pois o professor Diego M. Vilalba que ocupa a posição de árbitro nacional B foi convocado para atuar nesta valiosa competição além de já esta escalado para as Olímpiadas Escolares Categoria A que também será realizada em Cuiabá em novembro. Atuaram na arbitragem cerca de 30 árbitros de todo Brasil, com destaque para grandes nomes como Emanuel Matar (Maranhão) que tem no curriculum 3 Olímpiadas além de quase 20 Gran Slan entre outros eventos internacionais, como Pan-americano, Sul-americano, etc.
      “Para mim foi a maior experiência não só pelo esporte como também de vida, pois com a oportunidade de estar ao lado de pessoas tão consagradas, essas não foram em nenhum momento egoístas, pelo contrário, se entrosaram com a gente e ao término do evento paresiamos velhos amigos. Esta sem dúvida foi um grande lição, que apesar de terem “nome” a humildade se manteve acima de tudo. Outro fator foi saber que estamos no caminho certo porque todos nós fomos elogiados e com certeza de agora pra frente estaremos sempre em eventos importantes e em busca de melhorias, tanto táctica/técnicas, como crescimento pessoal também”.         -Diego M. Vilalba

    



  Sequência do ippon do atleta Vitor Penalber - Campeão Categoria -81.                                                   

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Jogos Escolares Mato-grossenses 2012 – Individuais


  Guiratinga esteve presente com a modalidade judô em Cuiabá no período de 29 a 31 de julho participando dos Jogos Escolares Mato-grossenses – Fase Estadual da categoria individual.  Participou do evento Municípios de todo o Estado e Guiratinga contou com 9 judocas na disputa além de esta representada na arbitragem também, e garantiu mais uma vez um ótimo resultado, conquistando 5 medalhas e assim, garantiu duas vagas para disputar as Olímpiadas Escolares Brasileiras Categoria “B” em Poços de Caldas – MG que será realizada semana que vem. As vagas foram conquistadas por Kerollay França e Douglas Silva que conseguiram o ouro ambos fazem parte do Projeto Aplauso que é executado na Escola Estevão de Mendonça e agora treinam forte para conseguir boa colocação na fase nacional. Nossos agradecimentos ao Prefeito Gilmar que disponibilizou o transporte e aos que colaboraram esta conquista, Agropastoril, Posto Nossa Senhora Aparecida, Vieira Gás e Dr. Marcelo Dourado. A todos nosso muito obrigado!!!


                                                                                                                                   

8º Jogos Escolares Mato-grossenses 2012 – Individuais – Cuiabá/MT


     Após a realização do 1º Shiai (minicompetição interna) em virtude da preparação dos judocas de Guiratinga e da reabertura do Projeto Aplauso que é uma parceria entre a Escola Estevão de Mendonça e Prefeitura Municipal, chegou à vez de representar as escolas de nossa cidade em Cuiabá nas categorias “A” e “B” - masculino e feminino.  Desta vez, quem vencer a categoria estará nas Olimpíadas Escolares, sendo a categoria “A” realizada em Cuiabá e a categoria “B” em Poços de Caldas – MG. Na modalidade individual não existe a fase Regional e os atletas participarão da Fase Estadual neste final de semana entre os dias 27 á 29 de julho. Mais uma vez o transporte foi concedido pelo Prefeito Gilmar e a expectativa de classificação para a Fase Nacional é muito grande. Desde já agradecemos o apoio da Prefeitura e demais colaboradores.
                                                                                           - Pagina inicial Rajime

II Etapa Estadual de Judô - Campo Verde


II Etapa Estadual de Judô

   Foi realizada em Campo Verde nos dias 09 e 10 de junho a II Etapa Estadual de Judô que contou com a participação de mais de 800 judocas de todo o Estado. Nossa cidade esteve presente com 20 atletas e obteve a 9º colocação no geral dentre as 18 cidades participantes. O próximo compromisso do nosso judô é em Cuiabá no dia 23 nos JUM’S (Jogos Universitários Mato-grossenses) e no mês de Julho dois compromissos, sendo o Kangueiko (Treinamento Intensivo) Guiratinga – 2012 e os Jogos Escolares Mato-grossenses em Cuiabá nos dias 28 á 30. Mais uma vez nossos agradecimentos ao prefeito Gilmar Mocellin que forneceu o transporte e está cada vez mais acreditando nesse trabalho que a cada dia está mostrando mais talentos para nossa região. Agradecemos também os alunos, país e ao Vereador Pereira e ao motorista Rubinaldo. À todos Nosso Muito Obrigado!!!
 

sábado, 21 de abril de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO REGIONAL DE JUDO 2012 – DF DE 20 Á 22 DE ABRIL



Mais uma vez Guiratinga estará sendo representada em evento nacional através da modalidade judô, que embora tenha classificado mais uma vez a atleta Soraya Abbas, esta não participará para ter um descanso dos eventos e para futuras disputas no Pan-Americano (Classe Master) do ano que vem. Esta decisão não é apenas técnica, mas também por falta de recurso, pois em todos os eventos que nós já participamos, o maior adversário foi à falta de recursos e que também acaba interferindo no rendimento. A boa notícia é que apesar desta desistência, o Professor Diego M. Vilalba estará no referido evento com a grande missão de atuar como árbitro, além disso, prestará exame para a graduação Nacional “B” e se aprovado for, faltará apenas à classe Nacional “A”, máxima graduação da arbitragem brasileira e que após esta etapa, vem o último desafio, consegui as categorias internacionais, sendo: FIJ “C” (Sul-Americano), FIJ “B” (Continental) e finalmente FIJ “A” (Internacional). “A busca por experiências nacionais serão de muito valor para nosso judô, pois assim conseguiremos acompanhar de perto tudo que acontece no judô nacional, o que nos próximos anos poderá acarretar em atletas de Guiratinga compondo a Seleção Mato-grossense e até mesmo a Brasileira”.

   





                                                                           




                                                                  Diego M. Vilalba      
                                                                                                                     

sexta-feira, 30 de março de 2012

I Etapa do Campeonato Mato-grossense de Judô 2012.

Foi realizada na cidade de Nova Mutum – MT nos dias 23, 24 e 25 de Março a I Etapa do Campeonato Mato-grossense de Judô 2012, que também serviu de Seletiva para o Campeonato Brasileiro Regional que será realizado na Capital Federal no próximo mês. Guiratinga participou com 12 competidores e obteve a 8ª Colocação no geral conquistando 2 vagas para o Brasileiro Fase Regional. Nossos agradecimentos ao Prefeito Gilmar Mocellin Prefeitura Municipal de Guiratinga, que concedeu o transporte e com essa ajuda Guiratinga teve um ótimo resultado ficando na frente de várias cidade que tiveram muito mais participantes, como a cidade sede. Este resultado reflete o apoio que vem aumentando a cada ano, tanto pela prefeitura, como pelos amigos e empresários de nossa cidade. Agradecemos também ao João e Evangelo da Agropastoril que também ajudaram nos custos dos atletas, aos pais e ao motorista Rubinaldo, que se desdobrou para realizar uma longa viagem em segurança. Em nome da Associação Nintai de Judô, nosso muito obrigado a todos!!!!


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

AGRADECIMENTO E FELICITAÇÕES!!!

Após um ano repleto de eventos e trabalho e ainda com atividades a serem executadas por nós, sendo que neste ano nossa cidade obteve a 6ª colocação no Estadual, tendo participado de inúmeros eventos e demais atividades, por isso agradecemos a Deus, nossos Amigos e colaboradores, alunos, pais e companheiro que devido ao empenho de todos, fizemos juntos deste ano o melhor resultado do judô de Guiratinga desde sua iniciação, quebrando recordes e colocando nosso município em destaque Estadual e até Nacional. Por tudo isso só nos resta a agradecer.  Obrigado a todos, que Deus ilumine cada dia mais a vida de cada um, e desde já, deixamos aqui Um Feliz Natal, Próspero Ano Novos e Boas Festas!!! É o que deseja a Associação Nintai de Judô de Guiratinga.
                            
       Atenciosamente,

Diego Moreira Vilalba
CBJ 44092-1ºDAN       
Acadêmico em Lin. de E.F
 Árbitro Nacional C
 66-84110023-Guiratinga/MT