segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Tiago Camilo


Foi no dia 24 de maio de 1.982, em Tupã que dei meus primeiros suspiros, mas não era uma data qualquer, era o ano do centenário do Judô e, talvez meu destino já estivesse traçado.
Tudo começou em Bastos interior de São Paulo, foi lá que cresci e aprendi meus primeiros golpes. Meus grandes incentivadores foram meu pai e meu irmão Luiz Camilo, mais conhecido como Chicão.
No início tudo era brincadeira, mas depois de dois anos, a frase dita pelo professor Omar Miquinioti ao meu pai, mudaria toda minha vida: “Seu filho tem potencial para ser atleta Olímpico”.
Desde então, meu pai sempre me colocava nas competições, primeiro as internas, depois municipais, estaduais e assim por diante…
Minha primeira grande experiência competitiva eu me lembro até hoje, foi em São Paulo (como chorei naquele dia), talvez por achar que lutaria com todos os atletas presentes no ginásio. Ganhei a competição (tenho a foto do pódio), mas se percebe a fisionomia apreensiva.
Morei em Bastos até os quatorze anos, como tenho boas recordações daqueles tempos. Sempre fui muito disciplinado em casa, na escola, com meus pais, meus irmãos, meus professores, meus amigos na academia de judô e com meus companheiros de treino.
Aliás, era pré-requisito para treinar judô, ser um bom filho, irmão, amigo, e foi assim que moldei minha personalidade e meu caráter desde cedo.
Logo conquistei Títulos Estaduais e Brasileiros, meu irmão também começou a se destacar no cenário nacional, então decidimos tentar algo maior. O que seria uma grande decisão, talvez a maior de toda minha vida, nos mudaríamos para São Paulo e integraríamos o “Projeto Futuro” (Programa Olímpico de alto rendimento do Estado de São Paulo).
Deixando para trás toda nossa história, nossos pais, nosso irmão caçula (Rafael de apenas 07 anos na época) e muitos amigos. Mas era isso que queríamos e a decisão estava tomada.
Só que antes, precisávamos nos candidatar e passar no teste…  E assim fizemos, mandamos nossos curriculuns e no teste fomos aprovados.
Cheguei à capital paulista em um domingo, no começo de fevereiro de 1997, meu irmão mais velho Chicão estava tranqüilo, eu já não me lembro, mas devia estar com grandes dúvidas. Meu pai, de coração apertado, já não dizia nada, era melhor não deixar transparecer a emoção…
Tinha uma frase muito clara em minha mente, antes mesmo de sair de casa, “mudam-se os lugares, mudam-se as pessoas, mas o objetivo é sempre o mesmo, ser o melhor, ser o número 1”.
E não era só isso, precisava mudar todos meus hábitos, ou melhor, ter bons hábitos.
Começava então uma nova caminhada com outros obstáculos e dificuldades a serem superados. Tudo estava sendo muito duro, mas a cada obstáculo superado, eu me fortalecia e me motivava cada vez mais.
Já na equipe do Volkswagen Clube em 1.998, depois de muito suor derramado no tatame, foi meu primeiro grande ano, com as conquistas dos Jogos Mundiais da Juventude (Moscou/Rússia) e Campeonato Mundial Junior (Cali/Colombia).
Em 1.999, fui para Associação Desportiva São Caetano (1.999 até 2.005), entre vitórias, derrotas, frustrações, alegrias e muita luta em busca de meus objetivos, vieram meus primeiros Jogos Olímpicos (Sidney 2.000), e a conquista da medalha de prata.
No final de 2.005, recebemos (meu irmão e eu) um convite para integrar outra equipe, a Sogipa em Porto Alegre. Não era uma decisão fácil trocar São Paulo, um grande Estado e um grande centro do Judo, mas aceitamos a proposta e em 2.006, nos mudamos para Porto Alegre.
Um novo clube, novos amigos e uma parceria de grande sucesso. No início tudo era novidade, primeiro o povo, depois o clima e por fim, o treino. Cada clube e estado, tem a sua característica de treinamento e por ter uma grande bagagem e experiência, me adaptei facilmente aos treinos.
Comprometimento foi a palavra chave, e a confiança no trabalho surgiu daí. Foram dois anos morando lá, boas lembranças, grandes amigos e muitas conquistas fizeram parte desse período, como medalha de ouro nos Jogos Panamericanos (2.007) e o Campeonato Mundial no Rio de Janeiro, no mesmo ano.
Em 2.008, conquistei minha segunda medalha olímpica, uma medalha de bronze que vale ouro, em Pequim, na China.
Desde setembro de 2.008, sou atleta do Esporte Clube Pinheiros, onde estou me preparando para os Jogos Panamericanos de Guadalajara 2.011, Jogos Olímpicos de Londres 2.012 e, várias outras competições do calendário mundial.
Me senti muito bem desde o primeiro dia em que cheguei e, não tenho dúvida alguma, que estou no clube certo, com as pessoas certas e faço parte de uma equipe vencedora, onde a vitória é construída diariamente.
Sempre me pego pensando e refletindo sobre o ontem, como valeu a pena caminhar e construir minha vida de uma maneira intensa e verdadeira.
Sei que ainda precisarei derramar muito suor no tatame, treinando e acreditando que posso realizar meu grande objetivo, ser Campeão Olímpico, não será fácil, mas agora só falta provar o lugar mais alto do pódio olímpico.
Conquistas:
  • Além do desempenho nas competições abaixo, Tiago Camilo é octacampeão brasileiro de judô.
PosiçãoCampeonatoLocal (Ano)
Medalha de ouroCopa do MundoBelo Horizonte  Brasil 2009
Medalha de bronzeJogos Olímpicos de PequimPequim  China 2008
Medalha de ouroCampeonato MundialRio de Janeiro  Brasil 2007
Medalha de ouroJogos Pan-Americanos de 2007Rio de Janeiro  Brasil 2007
Medalha de bronzeCopa do MundoBudapeste  Hungria 2007
Medalha de ouroCopa do MundoBelo Horizonte  Brasil 2007
Medalha de ouroCampeonato Pan-Americano Canadá 2007
CampeãoCampeonato Sul-americanoCali  Colômbia 2005
Medalha de bronzeKorea Cup Coreia do Sul 2005
Vice-campeãoSuper Copa do MundoHamburgo  Alemanha 2004
BicampeãoGP Nacional de Judô Brasil 2004
CampeãoGP Nacional de Judô Brasil 2003
Vice-campeãoSuper Copa do MundoParis  França 2000
Medalha de prataJogos Olímpicos de SydneySydney  Austrália 2000
CampeãoCampeonato Pan-AmericanoTampa  Estados Unidos 1999
Campeão Mundial JúniorCampeonato MundialCali  Colômbia 1998
CampeãoJogos Mundiais da JuventudeMoscou  Rússia 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário