domingo, 28 de agosto de 2011

Brasil vende caro para a França o título mundial por equipes no judô


Equipe masculina é derrotada por 3 a 2 e conquista a quarta prata na história da competição. Time feminino cai na estreia para as francesas


  A seleção masculina de judô do Brasil deu muito trabalho à França neste domingo(28/08/11), no Palais Omnisports Paris Bercy. Lutando em Paris, com o apoio da torcida, os franceses precisaram suar o quimono e recorrer ao pentacampeão mundial Teddy Riner, no último confronto, para fechar a série em 3 a 2 e conquistar o ouro mundial por equipes. Os bronzes ficaram com o Japão e a Coreia do Sul.
   

Mundial de Judô - Dimitri Dragin (frança) x Leandro Cunha (brasil) (Foto: AFP)
Sair na frente na decisão era fundamental para o Brasil, mas, a 2m30s de luta, Leandro Cunha sofreu ippon de Dimitri Gragin. No segundo e equilibrado duelo, Bruno Mendonça sofreu duas punições contra uma de Ugo Legrand e perdeu por yuko. O terceiro combate entre Leandro Guilheiro e Allain Schimitt terminou empatado no tempo normal e no 'golden score' e foi decidido a favor do brasileiro pelas bandeiras da arbitragem.
Na luta mais emocionante da série, Tiago Camilo saiu em desvantagem de um yuko e empatou no último segundo, levando para o 'golden score', que terminou sem pontuação. A vitória do brasileiro veio por unanimidade na decisão da arbitragem. Empate em 2 a 2 e a decisão ficou para os pesos-pesados Rafael Silva e o pentacampeão mundial Teddy Riner. O brasileiro segurou o ídolo francês durante o tempo regulamentar e levou a decisão para o 'golden score'. Mas, aos 49s, Riner encaixou um yuko e fechou em 3 a 2 para a França.
A equipe brasileira, que tem também um bronze, conquistou a quarta prata na história do Mundial por equipes. Para chegar à semifinal, foram dez vitórias e nenhuma derrota. Na estreia contra o Uzbequistão, o campeão mundial dos leves (-60 kg) Rishod Sobirov subiu uma categoria e não foi páreo para o vice-campeão mundial dos meio-leves (-66 kg) Leandro Cunha, que venceu por ippon. Bruno Mendonça, Flávio Canto (por ippon), Tiago Camilo e Rafael Silva completaram a vitória por 5 a 0.
Campeonato Mundial de Judô - Brasilvence medalha de prata na disputa por equipes, no Palais Omnisports Paris Bercy, França (Foto: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET)
O Brasil entrou com duas substituições para o confronto sobre a China, mas o ritmo não caiu. Outro 5 a 0, com vitórias de Leandro Cunha, Bruno Mendonça, Flavio Canto, Hugo Pessanha e Daniel Hernandes, essas três últimas por ippon.
Considerado o craque da seleção, o meio-médio (-81 kg) Leandro Guilheiro foi poupado para a semifinal contra a Coreia do Sul. Ele reeditou a final do Mundial de 2010 contra o líder do ranking e bicampeão Jae-Bum Kim, que venceu por um yuko.
Antes de Guilheiro, Leandro Cunha fez 1 a 0 para o Brasil e Bruno Mendonça perdeu por ippon. Tiago Camilo entrou com 2 a 1 para a Coreia do Sul e a responsabilidade de empatar para manter o Brasil vivo. Conseguiu e coube ao pesado Rafael Silva a classificação brasileira para a final, com um wazari no ‘golden score’ da luta contra Sun-Min Kim: 3 a 2.
Brasileiras caem na estreia contra as anfitriãs

No feminino, o Brasil foi eliminado logo no primeiro confronto, ao perder para a França por 4 a 1, de virada. A meio-leve (-52 kg) Erika Miranda venceu o primeiro combate contra Penelope Bonna. Na luta-chave para as pretensões brasileiras, a leve (-57 kg) Rafaela Silva, prata no individual, foi derrotada por Automne Pavia para desespero da técnica Rosicleia Campos.
A partir daí, a França colocou no tatame suas campeãs mundiais para garantir a vitória. A meio-médio (-63 kg) Gévrise Émane bateu Mariana Silva e a médio (-70 kg) Lucie Decosse passou por Maria Portela. Com o duelo resolvido, Mayra Aguiar nem lutou e concedeu a vitória à adversária.
A França conquistou o ouro ao vencer o Japão na final por 4 a 1. Cuba e Alemanha ficaram com os bronzes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário