sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Filosofia de um judoca

Shiro Saigo, um dos quatro cavaleiros celestiais da Kodokan, é um exemplo. Nos treinos, ele era o que mais era arremessado. O que mais caia. Mas isso para ele não era fracasso. Não existem fracassos. Era o resultado obtido em cada tentativa diferente sua. E para cada resultado, uma nova atitude era modelada. De tanto ser arremessado, aprendeu também a saber o que fazer depois de ser arremessado. E perdeu o medo de cair. Com isso, não se preocupava mais em cair. Algumas pessoas treinam muito travadas, pois tem medo de cair, assim como na vida, algumas pessoas não arriscam, pois tem medo de errar, como se o erro fosse a morte ou algo absurdo. Ao aprender a cair, Shiro Saigo viu que podia tentar tudo, pois não morria nas quedas e nem mais sentia qualquer tipo de dor, pois aprendeu a cair corretamente. Assim, ele se tornou uma das lendas do Kodokan, famoso pelo seu golpe único, o Yama Arashi (Tempesdade da montanha).
No cotidiano, ouvimos as pessoas falarem: “não consigo emagrecer”, “não consigo parar de fumar”, entre outros. Por outro lado, temos histórias de pessoas que, de uma hora para outra, pararam de fumar ou emagreceram. Na verdade, as pessoas que dizem “não consigo” pensam que estão fracassando, enquanto que não estão. Elas apenas estão obtendo o melhor resultado para ganhar peso e continuar fumando. Se elas podem obter esse resultado da forma que fazem hoje, podem obter outro, modificando a estratégia. Afinal, o resultado é como um bolo: se o melhor chef do mundo me der a sua receita e eu repetir exatamente como ele, chegarei ao mesmo resultado. Portanto, para modificar o resultado, é preciso modificar a receita. Encontrar a receita certa.

Não se trata o quanto você bate forte, se trata do quando você aguenta apanhar e seguir em frente, apanhar e continuar tentando!!!
 A arte de nunca desistir mesmo lutando contra um grande oponente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário